Ficha Curso Financiado
Rececionista de hotel

Rececionista de hotel

Presencial

Horas

150 horas

Destinatários

As formações modulares compostas por UFCD integradas em percursos de nível 4 destinam-se a ativos empregados, com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano de escolaridade.

Objetivos

Identificar e distinguir os elementos básicos do processo comunicacional.
Identificar fatores determinantes para a eficácia no processo de comunicação.
Identificar e desenvolver estilos de comportamento assertivo.
Identificar as principais características e procedimentos organizacionais de uma empresa e respetiva legislação laboral.
Efectuar o acolhimento e o check-in de clientes.
Aplicar técnicas de comunicação em situação de atendimento de público em diferentes contextos.
Regras do atendimento presencial e telefónico.
Aplicar técnicas de gestão do tempo no âmbito da atividade profissional.Aplicar os princípios de organização do trabalho em equipa e elaborar um plano de ação pessoal.

Plano de Estudos

Comunicação interpessoal.
Estilos de comportamento e comportamento assertivo.
A empresa - estrutura e serviços.
Organização e tramitação processual – tipologia de documentos.
Organigrama.
Relações de autoridade e dependência funcional
A comunicação na empresa.
Regulamentação do trabalho.
Indústria hoteleira.
Contrato coletivo para a indústria hoteleira e similar.
Acesso ao direito.
Postura e apresentação na recepção.
Relacionamento interpessoal.
Técnicas de acolhimento e atendimento de clientes.
Registo e atribuição dos quartos.
Formas de pagamento.
Informação sobre os serviços ou eventos. prestados pelo estabelecimento.
Etapas do atendimento.
Regras do atendimento presencial e telefónico.
Normas de atuação em situações de deteção de avarias ou deficiências.
Normas e diligências a realizar para reparação ou substituição de equipamentos.
Funções, normas e exigências de funcionamento dos diversos sectores.
Técnicas de atendimento e tratamento de reclamações.
Relacionamento interpessoal e estratégias facilitadoras da comunicação e relação interpessoal.
Gestão do tempo.
Organização do trabalho.

Condições de Frequência e Certificação


Para obtenção do certificado de formação profissional os formandos não poderão exceder os 10% de faltas sobre a carga horária total do curso. Caso excedam este limite ser-lhes-á emitido um certificado de frequência de formação profissional.

Formadores *

* Sujeito a Confirmação

Àrea/Sub-área de formação: 811 Hotelaria e restauração
Nível: 3
Habilitações académicas: formação superior, preferencialmente Licenciatura na área de Hotelaria e restauração;
Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior superior a 500 horas ou experiência superior a 2anos no ensino;
Experiência profissional: experiência profissional, por um período mínimo de 5 anos;
Portador de CAP/CCP ou cumprimento dos requisitos para isenção de CAP/CCP.
O coordenador pedagógico do curso pode selecionar um formador que não preencha a totalidade dos requisitos indicados se considerar que, por avaliação curricular e entrevista de seleção, este demonstra as competências necessárias para a concretização dos objetivos definidos para o curso.

Entidade Formadora

Reclamações Online

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