EUFCD (8207) Análise sensorial de vinhos e aguardentes
e-Learning
Horas
25 horas
Destinatários
As formações modulares compostas por UFCD integradas em percursos de nível 4 destinam-se a ativos empregados, com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano de escolaridade e desempregados com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário
Objetivos
Dotar os participantes de conhecimentos essenciais para apreciar de forma crítica o vinho.
Plano de Estudos
Regiões vitivinícolas europeias
Categorias oficiais de qualidade dos vinhos de países produtores europeus, à exceção de Portugal
- Vinhos brancos – Riesling, Chardonnay, Gewurztraminer, Sauvignon, Muscat, Palomino, etc.
- Vinhos tintos – Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Touriga, etc
Categorias oficiais de qualidade de aguardentes dos principais países produtores europeus
Nomenclatura comunitária
Prática da prova de vinhos e aguardentes - treino pormenorizado segundo as metodologias da análise sensorial, para memorização de aromas e sabores específicos e sua localização em vinhos e aguardentes dos principais países produtores da Europa
Prova de vinhos e aguardentes de diferentes regiões vitivinícolas europeias, estagiados e novos
Prova de vinhos monovarietais
Preenchimento de diferentes tipos de fichas de prova
Apreciação global – classificação da qualidade
Testes e exercícios de prova
Teste Duo - Trio
Teste triangular
Teste 2 em 5
Teste de comparação por pares
Condições de Frequência e Certificação
Para obtenção do certificado de formação profissional os formandos deverão frequentar pelo menos 90% das aulas, realizar as tarefas propostas pelo formador e ter avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20), tendo como classificação final de Com Aproveitamento ou Sem Aproveitamento.
Formadores *
* Sujeito a Confirmação
Área/Sub-área de formação: 621.01 Produção Agrícola
Nível: 3
Habilitações académicas: formação superior, preferencialmente Licenciatura na área Agrícola, Enologia ou outras similares;
Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior superior a 500 horas ou experiência superior a 2 anos no ensino;
Experiência profissional: experiência profissional, por um período mínimo de 5 anos;
Portador de CAP/CCP ou cumprimento dos requisitos para isenção de CAP/CCP.
O coordenador pedagógico do curso pode selecionar um formador que não preencha a totalidade dos requisitos indicados se considerar que, por avaliação curricular e entrevista de seleção, este demonstra as competências necessárias para a concretização dos objetivos definidos para o curso.
Entidade Formadora