EUFCD (0350) Comunicação interpessoal- comunicação assertiva
e-Learning
Horas
50 horas
Destinatários
As formações modulares compostas por UFCD integradas em percursos de nível 2 destinam-se a ativos empregados, com idade igual ou superior a 18 anos, com habilitações iguais ou superiores ao 6º ano de escolaridade e desempregados com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.
Objetivos
Comprender e aplicar os princípios e técnicas de comunicação assertiva.
Plano de Estudos
Processo de comunicação e perfis comunicacionais
Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
- Emissor/Receptor
- Canal
- Mensagem/código
- Contexto
- Feedback
Diferentes perfis comunicacionais
- Passivo
- Agressivo
- Manipulador
- Assertivo
Comunicação assertiva
Particularidades e vantagens do perfil assertivo
Empatia
- Escuta ativa/escuta dinâmica
- Conceito de contexto comum
- Semântica sintaxe
- Paralinguagem
Barreiras à comunicação
Barreiras gerais do processo de comunicação
- Barreiras internas
- Objectivas
- Subjectivas
- Barreiras externas
Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
- Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
Processamento interno da informação
Processamento fonético
Processamento literal (significado)
Processamento reflexivo (empático)
Tipos de perguntas no processo de comunicação
Abertas
Fechadas
Retorno
Reformulação
Condições de Frequência e Certificação
Para obtenção do certificado de formação profissional os formandos deverão frequentar pelo menos 90% das aulas, realizar as tarefas propostas pelo formador e ter avaliação final positiva, superior a 10 (escala de 0-20), tendo como classificação final de Com Aproveitamento ou Sem Aproveitamento.
Formadores *
* Sujeito a Confirmação
Àrea/Sub-área de formação: 762 - Trabalho social e orientação
Nível: 3
Habilitações académicas: formação superior, preferencialmente Licenciatura nas áreas Sociais;
Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior superior a 500 horas ou experiência superior a 2anos no ensino;
Experiência profissional: experiência profissional, por um período mínimo de 5 anos;
Portador de CAP/CCP ou cumprimento dos requisitos para isenção de CAP/CCP.
O coordenador pedagógico do curso pode selecionar um formador que não preencha a totalidade dos requisitos indicados se considerar que, por avaliação curricular e entrevista de seleção, este demonstra as competências necessárias para a concretização dos objetivos definidos para o curso.
Entidade Formadora